Bundesliga reforça estratégia internacional com novos acordos na Indonésia
Liga renova direitos com MNC e Telkomsel; jogos do Mönchengladbach com transmissão gratuita para captar interesse local.
A liga alemã renovou os seus direitos audiovisuais na Indonésia através de parcerias com o grupo mediático MNC e a operadora Telkomsel. Para além de transmitir todos os jogos da competição, a MNC exibirá gratuitamente os encontros do Borussia Mönchengladbach, onde atua o indonésio Kevin Diks, aproveitando o crescente interesse local. Segundo a Bundesliga Internacional, o número de adeptos no país cresceu 10% na última época.
“Adeptos da Bundesliga na Indonésia cresceram 10% em 2024/25.”
Este movimento soma-se a outros acordos recentes, como o firmado com o grupo árabe MBC para o Médio Oriente e Norte de África, e a estratégia multiplataforma no Reino Unido, onde os jogos serão exibidos pela Sky Sports, Amazon, BBC e canais de YouTube de Mark Goldbridge e Gary Neville. Apesar de os clubes terem gerado 3,8 mil milhões de euros em receitas em 2024/25 — menos 1% que no ano anterior —, a Bundesliga procura reforçar a sua marca global e competir diretamente com a Premier League e LaLiga no mercado internacional de audiências.